Descrição: Ele coloca uma música no menu, definida por uma tag (denominada BGM), e só salva a música do mapa. Sem bugs! Funções: Não tem.
Screens: Não tem.
Script:
Code
#===============================================================================
# Música no Menu
#-------------------------------------------------------------------------------
# Criado por: João B
#===============================================================================
#====================================================== =========================
# Classe Scene_Menu
#===============================================================================
class Scene_Menu < Scene_Base
# Renomeações necessárias
alias menumusic_start start
alias menumusic_terminate terminate
# Defina aqui a música (BGM = ['Música', volume, tonalidade])
BGM = ['Battle1', 100, 100]
def initialize(menu_index = 0, from_map = false)
@menu_index = menu_index
@from_map = from_map
end
def start
if @from_map
$game_temp.map_bgm = RPG::BGM.last
$game_temp.map_bgs = RPG::BGS.last
end
@bgm = RPG::BGM.new(BGM[0], BGM[1], BGM[2])
@bgm.play
RPG::BGS.stop
menumusic_start
end
def terminate
menumusic_terminate
if $scene.is_a?(Scene_Map)
$game_temp.map_bgm.play
$game_temp.map_bgs.play
$game_temp.map_bgm = nil
$game_temp.map_bgs = nil
@bgm = nil
end
end
end
#===============================================================================
# Classe Scene_File
#===============================================================================
class Scene_File < Scene_Base
alias menumusic_start start
def start
if @saving and @from_event
$game_temp.map_bgm = RPG::BGM.last
$game_temp.map_bgs = RPG::BGS.last
end
menumusic_start
end
def write_save_data(file)
characters = []
for actor in $game_party.members
characters.push([actor.character_name, actor.character_index])
end
$game_system.save_count += 1
$game_system.version_id = $data_system.version_id
#@last_bgm = RPG::BGM::last (VARIÁVEL DESNECESSÁRIA)
#@last_bgs = RPG::BGS::last (VARIÁVEL DESNECESSÁRIA)
Marshal.dump(characters, file)
Marshal.dump(Graphics.frame_count, file)
Marshal.dump($game_temp.map_bgm, file) # MODIFICADO
Marshal.dump($game_temp.map_bgs, file) # MODIFICADO
Marshal.dump($game_system, file)
Marshal.dump($game_message, file)
Marshal.dump($game_switches, file)
Marshal.dump($game_variables, file)
Marshal.dump($game_self_switches, file)
Marshal.dump($game_actors, file)
Marshal.dump($game_party, file)
Marshal.dump($game_troop, file)
Marshal.dump($game_map, file)
Marshal.dump($game_player, file)
end
end
#===============================================================================
# Classe Scene_Map
#===============================================================================
class Scene_Map < Scene_Base
def call_menu
if $game_temp.menu_beep
Sound.play_decision
$game_temp.menu_beep = false
end
$game_temp.next_scene = nil
$scene = Scene_Menu.new(0, true)
end
end
#===============================================================================
# Fim do Script
#===============================================================================
Demo Tutorial: Após instalar o script, vá à linha 14 e edite a constante BGM. Por exemplo, para definir a música Battle1, troque Theme1 por Battle1. Para definir o volume, troque o primeiro 100. Velocidade, o segndo 100. Simples!
Mini-FAQ:
P: Como eu instalo o script?
R: Pressione F11, selecione o último script da parte Scripts Adicionais, pressione Insert, dê o nome ao script e copie com Ctrl+V.
Deixem comentários, critiquem, seja bem ou mal, mas comentem!
Script para quem está com bug!
Code
#===============================================================================
# Música no Menu
#-------------------------------------------------------------------------------
# Criado por: João B
#===============================================================================
#====================================================== =========================
# Classe Scene_Menu
#===============================================================================
class Scene_Menu < Scene_Base
# Renomeações necessárias
alias menumusic_start start
alias menumusic_terminate terminate
# Defina aqui a música
BGM = 'Theme1'
def initialize(menu_index = 0, from_map = false)
@menu_index = menu_index
@from_map = from_map
end
def start
if @from_map
$game_temp.map_bgm = RPG::BGM.last
$game_temp.map_bgs = RPG::BGS.last
end
#@bgm = RPG::BGM.new(BGM)
#@bgm.play
Audio.bgm_play("Audio/BGM/" + BGM, 100, 100)
RPG::BGS.stop
menumusic_start
end
def terminate
menumusic_terminate
if $scene.is_a?(Scene_Map)
$game_temp.map_bgm.play
$game_temp.map_bgs.play
$game_temp.map_bgm = nil
$game_temp.map_bgs = nil
@bgm = nil
end
end
end
#===============================================================================
# Classe Scene_File
#===============================================================================
class Scene_File < Scene_Base
alias menumusic_start start
def start
if @saving and @from_event
$game_temp.map_bgm = RPG::BGM.last
$game_temp.map_bgs = RPG::BGS.last
end
menumusic_start
end
def write_save_data(file)
characters = []
for actor in $game_party.members
characters.push([actor.character_name, actor.character_index])
end
$game_system.save_count += 1
$game_system.version_id = $data_system.version_id
#@last_bgm = RPG::BGM::last (VARIÁVEL DESNECESSÁRIA)
#@last_bgs = RPG::BGS::last (VARIÁVEL DESNECESSÁRIA)
Marshal.dump(characters, file)
Marshal.dump(Graphics.frame_count, file)
Marshal.dump($game_temp.map_bgm, file) # MODIFICADO
Marshal.dump($game_temp.map_bgs, file) # MODIFICADO
Marshal.dump($game_system, file)
Marshal.dump($game_message, file)
Marshal.dump($game_switches, file)
Marshal.dump($game_variables, file)
Marshal.dump($game_self_switches, file)
Marshal.dump($game_actors, file)
Marshal.dump($game_party, file)
Marshal.dump($game_troop, file)
Marshal.dump($game_map, file)
Marshal.dump($game_player, file)
end
end
#===============================================================================
# Classe Scene_Map
#===============================================================================
class Scene_Map < Scene_Base
def call_menu
if $game_temp.menu_beep
Sound.play_decision
$game_temp.menu_beep = false
end
$game_temp.next_scene = nil
$scene = Scene_Menu.new(0, true)
end
end
#===============================================================================
# Fim do Script
#===============================================================================
Se não funcionar eu não sei que interferência está tendo... Veja se tem um script de menu no seu! Teste o projeto com e sem o script de menu. Se funcionar sem, é interferência desse script! Preste atenção!!!!!
Créditos: Jão,Fael e eu por Ctrl+v Ctrl+c